segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Da fé e da obediência



Perguntas “Que é a fé Nele?”. Respondo: Deixar teu próprio caminho, teus objetos, teu ser, e tomar o Dele; abandonar a confiança nos homens, no dinheiro, na opinião, no caráter, na própria expiação, e fazer o que ele te diz. Não consigo encontrar palavras fortes o bastante para expressar o peso desta obediência.

***

Em vez de conhecer o Cristo que têm em si e que os salva, eles desperdiçam-se a si mesmos num autoexame doentio perguntando se de fato são crentes, se de fato confiam na expiação, se de fato lamentam por seus pecados – o caminho da loucura do cérebro e do desespero do coração.

***

Em vez de perguntar-te se crês ou não crês, pergunta-te se já fizeste algo porque Ele disse “Faze” ou se já te abstiveste de algo porque Ele disse “Não faças”. É simplesmente absurdo dizer que Nele crê, ou até mesmo que deseja crer, se não fazes nada do que ele te diz.

George Macdonald, “Faith, The Misguided, The Way”. In: C. S. Lewis (org.), George Macdonald: An Anthology. New York, Harper Collins, 2001, p. 85-86.

Nenhum comentário: