domingo, 20 de abril de 2014

Sinceridade e obediência



[140] O círculo eterno

Obediência é unir os pontos de um círculo eterno. Obediência não é senão o outro lado da vontade criativa. Vontade é a vontade de Deus, obediência é a vontade do homem; os dois são um. A vida radical, conhecendo bem os milhares de problemas que traria sobre Ele, criou, e continua a criar, outras vidas que, embora incapazes de existir por si mesmas, por meio do desejo de obedecer podem partilhar do gozo de Seu ser essencial autodeterminado. Se cumprimos a vontade de Deus, a vida eterna é nossa – não mera continuidade da existência, pois esta em si mesma é desprezível como o inferno, mas um ser que é um com a vida essencial.


[179] Advertência

“Como posso saber que algo é verdadeiro?” Agindo segundo aquilo que sabes ser verdadeiro, e nada chamando de verdadeiro até que o vejas verdadeiro; mantendo a boca fechada até que a verdade faça-a abrir-se. Estás disposto a silenciar-se? Então que aflição tens se falares.


[181] Como ler as epístolas

A incerteza sempre reside no campo intelectual, nunca no prático. O que preocupa Paulo é claro o bastante ao coração sincero, embora esteja longe de ser claro ao homem cujo desejo de compreender está à frente de sua obediência.

Nenhum comentário: