sábado, 31 de dezembro de 2011

George Macdonald em Português

O principal objetivo deste blog é divulgar a obra do pensador, escritor, poeta e pastor escocês George Macdonald. Em breve, aparecerão aqui traduções de excertos, ensaios e contos curtos do autor. Por ora, limitamo-nos a apresentar o que já há de Macdonald publicado em língua portuguesa. A lista tem a pretensão de ser exaustiva, mas isso não requer nenhum esforço hercúleo, pois trata-se de um autor quase completamente ignorado no Brasil.



Por enquanto, a única obra completa publicada em língua portuguesa é A Princesa e o Goblin, numa edição já esgotada da Editora Landy. Este mesmo livro também tem uma adaptação para o cinema, numa animação que também tem uma versão brasileira. Segundo G. K. Chesterton, esta a obra de Macdonald fez diferença em toda a sua existência, uma influência duradoura, que permaneceu válida mesmo após sua conversão. Trata-se de uma excelente porta de entrada aos escritos deste grande escritor. Talvez, com um pouco de sorte, os interessados consigam encontrar alguns exemplares em sebos ou na estante virtual.






Outra obra da pena do próprio Macdonald em português é o conto “The History of Photogen and Nycteris: A Day and Night Märchen”, sob o título O Menino Dia e a Menina Noite, publicado em Círculo dos Magos (Editora Bertrand Brasil). O volume é uma antologia infanto-juvenil de contos fantásticos em que constam autores como Phillip Pullman, E. Nesbit, Charles Dickens, H. G. Wells, Ray Bradbury, entre outros.






Como C. S. Lewis não se cansou de repetir, George Macdonald lhe foi uma espécie de mentor espiritual, embora toda essa mentoria tenha ocorrido estritamente por via literária. Em breve, publicaremos aqui a introdução de Lewis à antologia de Macdonald por ele organizada. Nesta introdução, C. S. Lewis paga seu tributo a este autor que tanto lhe ensinou e inspirou. No volume Biblioteca de C. S. Lewis, organizado por James Stuart Bell e Anthony P. Dawson, publicado no Brasil pela Editora Mundo Cristão, há alguns excertos de seus escritos devocionais. Vale como uma amostra de seu trabalho como “pastor” ou místico.



Na mesma linha de escritos de caráter devocional-espiritual, encontra-se um trecho de Criação em Cristo, sob o título “A causa da estupidez espiritual”. O volume organizado por Richard Foster e Emilie Griffin é uma antologia de “textos clássicos sobre as disciplinas [espirituais] interiores, exteriores e comunitárias”. O próprio Richard Foster menciona Macdonald com certa frequência em seus escritos e aqui inclui o texto de Macdonald na seção dedicada à disciplina do “Estudo”, umas das chamadas “Disciplinas interiores”, na terminologia empregada por Foster.

Pelo que me consta, isso é tudo!

Há dois outros livros que merecem ser mencionados, não por conterem textos de George Macdonald, mas sobre George Macdonald: Em Muito Mais que Palavras, organizado por Phillip Yancey e publicado pela Editora Vida, o texto que trata de Macdonald foi escrito por Madeleine L'Engle e tem como título “George Macdonald: Alimento para um mundo particular”. Neste texto, há o comovente testemunho pessoal da autora sobre como a descoberta de Macdonald foi determinante em sua formação e em sua obra de ficcionista.





O outro livro a que nos referimos é Perguntas que precisam de resposta, do qual publicamos aqui o texto de trata do autor a que esse blog se dedica.

Nenhum comentário: